Mercado Voluntário de Carbono ... e não só
Está em consulta pública até ao próximo dia 10 de Abril o projecto de lei governamental para regulação dos mercados de carbono de cariz voluntário. A sua leitura pode ser feita aqui.
Apesar da sua base de mitigação aos efeitos nefastos das alterações climáticas ser uma mais-valia por si só, o presente projecto de lei dá prioridade aos projecto de sequestro de carbono que instiguem cobenefícios a nível dos sistemas hídrico, edáfico, ecológico e até social (dando particular atenção a medidas que acautelem a ocorrência e/ou magnitude de incêndios florestais), numa forma de rentabilização do capital natural, cujas mais-valias vão muito além do sequestro de carbono.

(figura retirada de: Nature-based Solutions in Carbon Markets)
Há que dar tempo a que um sistema de incentivo se instale, se torne credível e acima de suspeitas... que este seja o caminho a seguir nos próximos anos e que mecanismos semelhantes possam ser de facto implementados para outros valores decorrentes de uma Natureza funcional. Valores esses que emergem como bens públicos e geracionais.
コメント