Alentejo sob Ameaça!!!!
No âmbito do mestrado "Uma Saúde: Saúde Pública Humana e Animal", a cargo da Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa, foi promovido um seminário para discussão dos temas que ameaçam a sobrevivência de agricultura, economia, saúde humana, disponibilidade de água e biodiversidade na região do Alentejo Central e Sul.

Foi um seminário bastante participado com debates coerentes sobre a matéria. Puderam-se ouvir formas distintas de caracterização dos diferentes problemas, da interpretação das suas causas e trajectórias, todas elas centradas na procura de um bem comum - a saúde integral de pessoas, animais e natureza.
AgroSatAdapt fez-se representar e pode demonstrar o potencial de ferramentas analíticas integrativas de optimização expressarem, de uma forma dialogante, possíveis vias de reconciliação entre actividades essenciais para o bem-estar numa região recheada de potencial de desenvolvimento, não apenas dependente de produções intensivas de olival, amendoal entre outras...
Num contexto informal de diálogo franco e despreconceituoso entre a academia, proprietários, associações e a sociecdade civil, faltou apenas a presença de entidades políticas executivas - afinal aquelas que têm a última palavra em por em lei e fiscalizar processos de regulação e planeamento paisagístico.
Comments